Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Integrando através da brincadeira








A brincadeira de Viuvinha é muito gostosa e desperta o interesse do aluno, pois parte do princípio, uma história, e logo a brincadeira cantada se torna um jogo, onde as crianças não vão poder ficar desatentas para não perder o ritmo, e também terão que se integrar e aceitar a todos para poder brincar. É ótimo ver as crianças interagindo com uma enorme naturalidade.

A brincadeira se inicia com uma história improvisada pelo professor que colocará as crianças em roda.

O professor irá dizer que guarda um segredo de alguém da roda, e que vai contar este segredo mesmo que a criança não deixe. Depois do suspense, conforme a história se desenrola, (o professor irá escolher os alunos que forem pertinentes ao momento), é escolhida uma criança, e o professor desenrola uma história que este estava passeando e todos achavam lindo, (ou linda) aquela moça, e todos queriam se casar, mas ela (ou ele) se apaixona por alguém, (escolhe outra criança), os dois se casam. Interpretar e fazer com que as crianças interpretem improvisadamente, deixar tudo bem engraçado, as outras crianças da roda poderiam, por exemplo, ser os convidados que estavam na igreja, outra seria o padre, mas tudo acontecendo com improviso no momento, sem combinar. Mas na porta da igreja o noivo é atropelado e morre. A criança ficou viúva. Mas não irá ficar viúva para sempre, vai haver agora outra viúva. A criança que ficou viúva vai para o centro da roda e as outras dão as mãos. Ensinar a música rodando e improvisando, até que todos consigam acompanhar. A brincadeira exige um número ímpar de crianças, necessitando as vezes a participação do professor na brincadeira.




Viuvinha da banda do além (rodando)
Quer se casar mas não sabe com quem. (rodando)
Com esse sim, (para todos e virão para o centro, apontam o dedo para a viuvinha)
Com esse não,(sinal de não com o dedo)
com esse sim, (apontam o dedo para a viuvinha)
que é do meu coração. (Coloca as mãos no coração)

Quando fala coração, as crianças tem que procurar um par e abraçar, até a viuvinha do centro. Quem ficar sozinho vai para o centro e começa de novo.

Existem outras versões que podem ser achadas na net, essa versão é do cd "Parangolé" do grupo "Emcantar", que disponibiliza para venda no site, um cd ótimo com vídeo, músicas e um encarte com as letras e informações das brincadeiras.

Para quem se interessar: Grupo Emcantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário