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terça-feira, 1 de março de 2011

A Brincadeira é Inclusiva!



A brincadeira, muitas vezes não exploradas pelo professor, é uma grande maneira de incentivar o respeito com o outro, principalmente brincadeiras populares.
Através da brincadeira, as crianças se esquecem das suas limitações e do outro. Durante a brincadeira qualquer dificuldade e diferença são superadas e deixadas de lado, pois o importante naquele momento é a integração, que se torna um dos momentos mais brilhantes vividos nas séries iniciais.
Lembro-me que certa vez, aprendi uma brincadeira chamada “viuvinha” e levei minha turma de educação infantil para brincar. Os alunos de 4º e 5º ano estavam tendo aula de reforço no pátio e não pensei duas vezes, pedi autorização para a professora os deixar brincar, já que eles iriam ficar olhando mesmo e esquecer suas atividades. Quando a brincadeira começou, exigia em seu final abraçar alguém próximo para não ficar sozinho. Os alunos maiores relutaram inicialmente em abraçar, porém minutos depois todas as barreiras estavam quebradas e aqueles alunos que sempre se sentem inferiorizados estavam lá, incluídos, brincando e esquecendo um pouco suas preocupações. Fiquei encantada.
Eu vejo a escola como o primeiro espaço para as vivências de socialização, pois é lá que são estabelecidas relações com outros indivíduos de diferentes núcleos familiares. É na escola que se dará as primeiras tensões de preconceito e é na escola que devem ser tratados de modo a quebrar esses paradigmas.

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